O que saber antes de adotar um gatinho!

     Sempre fui apaixonada por gatos, tenho fotos bebêzinha com eles no colo ou perto de mim...
Infelizmente durante minha infancia tive alguns que morreram ou sumiram, naquela época não se conhecia muito sobre posse responsável e castração...Apenas aos 12 anos foi que ganhei um gato e aprendi sobre como cuidar e proteger da forma adequada...Foi o TOM, que viveu comigo por 11 anos e morreu de um ataque cardiaco no ano passado infelizmente!

    A Três anos sem querer, acabei me tornando uma protetora desses animais tão lindos, fofos, e apaixonantes, aprendi muito mais coisa, resgatei das ruas, auxiliei partos, castrações, amamentei recem nascidos abandonados, entre muitas outras experiencias...

     E o que é mais dificil nesse trabalho é conseguir encontrar donos que se responsabilizem de verdade pelos seus gatinhos, por isso antes de doar, faço entrevista, visita na residencia, peço informações, e converso muito para saber que tipo de gatinho vai combinar com aquela familia ou vida que irá ter...mais isso é assunto para outro post...

O post de hoje é para esclarecer uma das dúvidas que mais escuto:

O que preciso saber sobre ter um gatinho?

     e eu amo responder essa pergunta, sabe por que?
     por que demostra que aquela pessoa realmente se interessa em saber como deve cuidar, criar, e ter responsabilidade por aquela vidinha, e não simplesmente adotar no impulso, como acontece muito e depois como não estavam preparados, por falta de informação ou ignorância abandonam seus gatos!




=^.^= gatos tem um comportamento bem diferente de cachorros...são mais calmos, e mais mandões no bom sentido....não dá para manter um gato para fora de casa assim como se faz com um cachorro por exemplo, ele toma conta de tudo, sua cama, sofá, cadeiras, entre outros...
=^.^= Eles ficam muito bem em ambientes pequenos, como apartamentos ou kitnetes, desde que tenha uma janela, lavanderia, ou sacada que no minimo uma vez ao dia bata sol, pois eles precisam do sol para absorver uma vitamina especifica.

 =^.^= Precisam tomar duas doses de vacinas quando filhotes e tem que repetir uma dose anual!
=^.^= a castração precisa ser feita aos 5 ou 6 meses no máximo, para evitar que a femea entre no cio, pegue cria, ou doenças sexuais, e que o macho tente fugir de casa, brigar, ficar agressivo ou demarcar territorio...Leia esse link: Por que castrar seu animal é um ato de amor!
=^.^= Gatos devem comer ração de qualidade, para manter o bom funcionamento dos orgãos, e não dar problemas renais ou urinarios...geralmente um gato adulto come em torno de 2 a 3 kilos de ração mensal, o que seria um gasto de 35 reais com ração de boa qualidade, como a golden por exemplo (wiskas é uma porcaria só tem nome), apenas ração seca e as umidas como sachês é o ideal, nada de leite, franguinho, carninha, ossinho ou algo do tipo, não faz bem para eles, a não ser que você siga uma alimentação natural (que deve ser acompanhada por um veterinario ou especialista)

=^.^= Para se ter um gato em casa, precisa ter três coisas básicas: Pote para ração, bacia para água e bandeja com areia sanitária para as necessidades. Eles odeiam beber água em potes pequenos e encostar seus bigodes, o ideal e necessario é que se tenha uma bacia mesmo com água até na borda ou uma fonte/bebedouro proprio para animais já que adoram água corrente!

=^.^= Eles usam a bandeja com areia sanitaria (propria para gatos) para fazer suas necessidades, desde bebes aprendem sozinhos e são muito higienicos...não se deve usar outro tipo de areia para evitar fungos, alergias e doenças.
=^.^= e por ultimo e mais importante: gatos não devem ter acesso nenhum a rua ou telhados..antes de pensar em adotar verifique se sua casa é segura, se o muro é alto para não pular, o portão é fechado ou tenha telas de proteção, por exemplo, pois gatos com acesso a rua, além de diminuir muito sua expectativa de vida, ainda pode contrair doenças virais ou ser atropelado/envenado o fazendo sofrer, morrer ou te fazer gastar o que não tem....leia esse link: Beneficios da criação indoor!

Agora que você já sabe o que deve fazer, e está disposto a realmente adotar um gatinho, com amor, segurança e responsabilidade, visite um abrigo, ou um protetor em sua cidade para se encantar por aquele olhos carentes, muita vezes vitimas de maus tratos ou abandono...

Adote um gatinho e seja feliz...ou melhor adote dois gatinhos, Leia também esse link:

Espero que as informações tenham ajudado, qualquer dúvida pode mandar um e-mail para:
casadadonakeilla@yahoo.com.br

Beijos Até mais...

Observação: Todas as fotos usadas nesse post, são de minha autoria, gatos que eu mesma resgatei!

4 comentários:

Anônimo postou o comentário número:

Amei o texto! Muito esclarecedor e as fotos ficaram ótimas!!!

sabrina ziebert postou o comentário número:

Adorei o texto! Tenho dois gatos em apartamento que são meus bebês, me dão muito amor e alegrias e pouco trabalho! Amo demais!!

Isabel Ramalho postou o comentário número:

Oi Keilla. Achei super interessante seu post. Parabéns! Estou compartilhando ele no FB, tá?
Beijos, flor. Fique com Deus.

Isabel Ramalho postou o comentário número:

Oi Keilla. Achei super interessante seu post. Parabéns! Estou compartilhando ele no FB, tá?
Beijos, flor. Fique com Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...